sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Olá a todos!!
Para começar a falar sobre a nossa experiência, temos que fazer uma retrospectiva e mostrar como tudo começou...
Atualmente estamos na Irlanda, mas a nossa experiência começou em Portugal. O João chegou inicialmente em Coimbra em Setembro de 2005 e mais tarde, em maio de 2006 eu viajei, os amigos e família sabem o que aconteceu nesse tempo e depois fomos para Lisboa.
Ele, cidadão português com todos os direitos enquanto eu esperava autorização de residência e trabalho, após ter prorrogado o visto de turista duas vezes. Enfim, quando saiu, em janeiro de 2007, pude me candidatar a vagas de emprego e depois de algumas tentativas estávamos os dois empregados e tentando nos inserir no Universo Português, apesar de todas as diferenças e ao mesmo tempo tantas semelhanças.
Viajamos por algumas regiões de Portugal e conhecemos suas belezas, e fizemos uma breve viagem à França, a primeira. Aos poucos fomos percebendo a dificuldade em assimilar as semelhanças e tentar distanciar as tais diferenças para sentir que fazíamos parte daquele País, mas afinal falamos "brasileiro" e existe um certo bloqueio em relação ao nosso povo, e outros, uma generalização infeliz em relação à imigração, onde não pudemos enfim nos sentir a vontade para continuar ali. Quando falo sobre isso, gosto sempre de ressaltar que temos excelentes amigos portugueses, desprovidos de qualquer preconceito e atitudes racistas, pois não quero cometer o mesmo erro que acontece em Portugal, de se achar que todos que pertencem a uma mesma nação são obrigatoriamente iguais.
Infelizmente presenciamos e também fomos alvo de tristes demonstrações de xenofobia. Mas não foi somente isso que nos motivou à mudança. A situação econômica do País e o custo de vida, entre outros agravantes, foram determinantes. Mudamos de emprego mais de uma vez cada um e em março de 2007 já estávamos coletando dados sobre os possíveis países que poderíamos escolher. Na lista da Europa estavam a Espanha, Suiça, Noruega, Inglaterra e Irlanda e fora estava o Canadá. Pesquisamos sobre economia, facilidades, população, turismo, ofertas de emprego, custo de vida e vários outros fatores. Fomos eliminando algumas possibilidades pensando no idioma, tempo que levaríamos para poder sair de Portugal, países que faziam parte da União Européia devido ao livre trânsito... As opções que acabaram por ficar foram a Suíça, Inglaterra e Irlanda...
O João disponibilizou o CV em alguns sites de recrutamento e pouco tempo depois, o telefone não parava de tocar (ele vai ficar todo convencido quando ler mas é verdade, fazer o que?). Eu ainda não podia fazer o mesmo, pois por mais que eu tenha o direito de estar com ele no país que escolhermos, sempre haverá o tempo de espera pela autorização de residência e trabalho, que pode variar de país para país. Enfim, fizeram várias entrevistas por tel e pessoalmente, enviaram passagem e ofereceram hospedagem e assim podíamos começar a tomar uma decisão...

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...