segunda-feira, 18 de abril de 2011

As coisas por aqui andam meio abandonadas, confesso... Mas que feche esta janela quem nunca deixou seu blog assim, meio sem graça, ao menos uma vez, quando falta saco criatividade para escrever. Bem, desculpas? à parte, vamos ao que interessa.

Muita gente que me conhece já sabe, mas como falei do processo de cidadania desde o início aqui no Blog, não posso simplesmente pular o assunto. Recebi então (no fim de Fevereiro de 2011) a confirmação de que me foi atribuída a cidadania portuguesa. Depois de muitos custos, traduções, documentos para lá, infinitas solicitações para cá, Enfim! Mas considerando o que direi no próximo parágrafo, se não fosse por frescura burocracia, até que foi um processo rápido, pois dei entrada em Abril de 2010.

A tal confirmação veio através de uma carta onde dizia que desde OUTUBRO de 2010 o meu processo havia sido aprovado. O mais interessante é que mesmo após atribuída a tal cidadania, continuam pedindo documentos, o que lhe garante enchimento de saco  um período de espera desnecessário. Juntamente com esse papel dizendo quando lhe foi concedido o pedido e bla bla bla, vem a sua nova certidão de nascimento emitida pela "Conservatória dos Registos Centrais". 

Com esta certidão de nascimento e seus antigos documentos (bilhete de identidade, cartão de contribuinte, de segurança social e cartão de residência) vai-se ao Setor Consular e solicita-se o novo cartão de cidadão, que substitui o anterior conhecido por B.I. . Depois do novo cartão de cidadão, pode-se então tirar o passaporte. 

Uma novidade para os cidadãos portugueses residentes no exterior, é a de que não se consegue receber o novo cartão de cidadão sem atribuir uma pessoa em Portugal, com residência lá, que fique como seu representante legal junto às finanças. Isso aconteceu comigo, após fazer o pedido do documento, recebi em casa uma carta das finanças, com esta orientação, que meu cartão seria liberado após regularização desta "novidade". Resumindo, se você é português e mora fora de Portugal, escolha uma pessoa com paciência para ir às finanças ou a alguma loja do cidadão, e envie uma declaração dizendo que nomeia esta pessoa como seu representante legal, por correio. Sem isso, nada de cartãozinho novo!

É isso, então nasceu a bendita cidadania, para os conhecidos já não é novidade, agora só espero não ter que arcar com a crise do meu novo País Vamos então torcer para essa crise por lá passar logo.... E ficAdica do representante para às finanças de quem reside fora do país.

9 comentários:

Renata Carvalho disse...

Olá, vi o post sobre TRANSPORTE DE ANIMAIS e fiquei super interessada! estou viajando para a Irlanda em julho e temos um cachorrinho aqui no Brasil. Mandei email para a embaixada e disseram que ele terá que ficar em quarentena por seis meses em um canil. Vocês podem me ajudar POR FAVOR? Estamos desesperados. podemos trocar e-mails?
o meu é renata-carvalho-2@hotmail.com

Se nos ajudar, ficarei muitissimo grata. sei que devem ter passado pela mesma situação em que estamos passando, sabem como é dificil.
Muito obigada,
Renata Carvalho

Anônimo disse...

Olá trata-se a 2ª vez que li a tua página e adorei imenso!Bom Trabalho!
Cumps

Mariana Alcântara disse...

Oi!

Conheci seu blog através do site "Mundo Pequeno - Índice de blogs brasileiros pelo mundo" e adorei o que vi e li por aqui...

Se der venha me visitar também...

De Janeiro à Janeiro http://maryalcantaras.wordpress.com/

Att,

Mariana Alcântara

Fabricio disse...

Quais são os benefícios que voce tem agora?

Alem de poder morar e trabalhar em quase todos os países da europa.

Voce pode ter acesso a saúde e faculdades de graça por exemplo?

eu sou neto de italianos, vou fazer meu processo por lá que é mais rápido.

Quais países eu poderia fazer uma pós-graduação ou MBA de graça?

Carol Sales disse...

Olá Fabricio,

Você como cidadão europeu pode estudar em qualquer país membro da Comunidade européia, as taxas das universidades públicas geralmente são mínimas, mas varia de uma para outra, dependendo do que você queira fazer.

Saúde depende do país, aqui na Bélgica por exemplo, paga-se uma taxa para Mutuelle, que reembolsa parte das suas despesas médicas.

Os direitos são os mesmos de qualquer cidadão europeu.

Tem um site que dá detalhes de tudo o que vc quer saber, o Portal Eures http://ec.europa.eu/eures/main.jsp?acro=lw&lang=en&catId=490&parentId=0
Acho que vai tirar suas dúvidas.

Espero ter ajudado, boa sorte com a sua cidadania!

Abraços, Carol.

Luciana Sousa disse...

Olá, tudo bem?

Encontrei o seu blog pelo Google e gostei muito, tb tenho cidadania portuguesa e moro na Irlanda, então permita-me deixar um post do meu blog sobre este assunto para agregar mais informações ao seu blog tb.

http://jornadapelairlanda.blogspot.com/2011/01/beneficios-do-passaporte-europeu.html

Vi que morou na Bélgica, estou viajando para lá dia 21/01 por apenas 3 dias, espero poder conhecer os pontos principais, hehe.

Obrigada!!

Sucesso com o seu blog e na sua jornada pela Europa.

Att,

Luciana Sousa

Marcelo de Andrade disse...

Boa noite!
EStou com esse mesmo problema para tirar o catão de cidadão: enviaram-me a carta dizendo que preciso nomear um representante junto às Finanças. Gostaria de saber se há um modelo da declaração, quais documentos precisam contar no documento etc.
Muito obrigado.
Marcelo.

Anônimo disse...

Olá, bom dia. Por favor, estou na etapa final da cidadania portuguesa para enfim, viver na França com meu marido. Nosso casamento foi averbado em Portugal, para termos os mesmos direitos. Alguem sabe se nós conseguimos trabalhar só com o meu cartão cidadão e documentos que comprovem averbação de casamento para ele tb poder trabalhar? Pois ele tem uma entrevista já marcada na França e nao sei se eu terei o passaporte a tempo..

Diego Pacheco disse...

Eu consegui a dupla cidadania portuguesa antes de ir para os Estados Unidos. Nossa, bem menos dor de cabeça. Luciana Souza, excelente post sobre as vantagens. Eu nem sabia que tinha direito, apenas meu bisavô é português. Minha irmã está trabalhando com essa área, então se alguém tiver alguma dúvida, pode me mandar um email: diegoprj@gmail.com

Abs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...