domingo, 28 de novembro de 2010



Verdade seja dita: O sistema de transportes de Bruxelas supera o de qualquer outro país que já moramos. Em Portugal e na Irlanda o carro era essencial, mas estamos completando daqui a pouco um ano na Bélgica, sem carro. Se bem que agora no inverno começamos a repensar tanta "independência", pois sair para supermercado ou até à esquina a pé nesse frio, DÓI! 

Bem, os transportes cobrem praticamente toda a cidade, de ponta a ponta. O mais utilizado para o centro e proximidades é o metro.


Depois do Metro, temos também o pré-metro, que é bem parecido com o primeiro, porém mais estreito, mas bem moderno na maioria dos casos. Acho que sua construção é mais fácil e barata.


Encontramos também os ônibus, que tem faixa especial na maior parte da cidade... Uma passagem aqui custa 1,30 euro,  e pode-se usar o mesmo ticket várias vezes, em qualquer que seja o transporte no perímetro urbano, dentro do período de uma hora. 


Tem também o tram, transporte elétrico que uso para ir à escola de idiomas...


E por fim os Trens que fazem ligação com as mais importantes cidades da Europa em pouco tempo, pois são de alta velocidade. Claro, também existem os trens comuns que cobrem a cidade e o país, que vai ao aeroporto, etc...

Esse aí é o Eurostar que vai para Londres, mas ainda tem o TGV, Thalys e SNCB (entre cidades da Bélgica)

As passagens de trem para outros países devem ser compradas com bastante antecedência, pois os preços  na hora são caríssimos. Mas o conforto é indiscutível, em uma hora pode-se estar em Paris, e voltar até no mesmo dia, se quiser.

Para a cidade existem os passes mensais. Eu e o João pagamos 45 euros (cada um) por mês e temos acesso a qualquer transporte dentro da cidade. É uma carteirinha tipo um cartão de crédito, com a sua foto que você recarrega todos os meses.


Quem tem carro fica condicionado e mal acostumado é verdade, além de querer ir ao caos do centro da cidade e ficar feito barata tonta a procura de um estacionamento, e pagar uma fortuna por poucas horas.

O governo daqui faz uma propaganda pesada para as pessoas utilizarem os transportes públicos, chegando a dizer que quem usa carro dentro da cidade é literalmente "estúpido". Nós temos a sorte de termos perto de casa acesso aos melhores transportes, mas para falar a verdade o carrinho faz muita falta de vez em quando.

Mapa da conexão de transportes

Porém como nem tudo é perfeito, ficam aqui os contras para quem anda a pé: Acho a cidade extremamente despreparada para deficientes físicos, não existem rampas descentes para cadeiras de rodas e por último uma dica útil... Olhe sempre para o chão quando caminhar pelas ruas, pois os moradores não tem o BOM costume de limpar as sujeiras de seus cachorros.

8 comentários:

Cíntia disse...

Oi Carol. Nossa, uma hora e está em Paris? Isso é que é comodidade! Um dia ainda apareço aí com meu pequeno pacotinho (Beatriz) montada num trenó... hahahaha... essa é a nova onda da garotinha! beijos

Unknown disse...

Oi Carol
Pois eh neh, eu tinha falado no meu blog sobre as irishs mal vestidas e algumas doidas e fiasquentas, mas como voce falou do povo da belgica eh como aquele velho ditado, nada eh tao ruin que nao possa piorar neh, hehehehe
Infelizmente nao conheco a Belgica, mas sempre tem o povo ruin neh, eh mto ruin quando tem que conviver com as pessoas mal educadas e grossas!!!
Mas quem sabe dou um pulinho por ai?!
Mto legal seu blog, eh sempre bom ver as experiencias de outras pessoas em outros paises!!
Bjo

Carol Sales disse...

Cíntia!! E mamães com "pacotinhos" pagam beeeemmm mais barato quando compram a passagem na hora! Tinha esquecido desse detalhe... Beijos!

Carol Sales disse...

Luka,

Obrigada pela visita, vou te visitar la no seu blog mais vezes :) Beijos!

E o sonho continua disse...

Pois é Carol...andamos de ônibus, tram e trem bala até Paris. Gostei demais do tram(bonde) em Amsterdam, muito prático e limpo. Só não gostei das escadarias nos velhos metrôs de Paris, mas o fato de não ficarmos esperando foi excelente...será que algum dia aqui no Brasil teremos esse transporte eficiente? Acabei de chegar em casa presa no trânsito por mais de uma hora num trajeto que faço em 20 min...aja paciência e combustível!!!Bjs.

Anônimo disse...

Favor informar se em Bruxelas, tem o onibus de turismo, igual tem nas outras cidades como Paris,Londres, Madrid...

Obrigada!!

Anônimo disse...

Olá Carol! Tudo bem?

Vou passar uma semana em Bruxelas e procurei por diversos sites o horário de funcionamento dos transportes públicos e não localizei. Vou ficar hospedado no IBIS South Ruisbroek que fica próximo a estação e chegaremos muito tarde. Como é a segurança da cidade? Você pode me ajudar com os horários??

Desde já agradeço

Fernando Freddi

Carol Sales disse...

Oi Fernando, se você vai ficar próximo à estação melhor. Nunca tive problemas com segurança a noite em Bruxelas. Só não vale entrar em um parque escuro sozinho... Os horários estão no site stib.be e tem também um aplicativo para o celular que mostra os horários em tempo real, também chama stib. Se você for chegar realmente muuuit tarde, tipo de madrugada, melhor um táxi (taxi verts +32.(0)2.349.49.49) Boa sorte, obrigada pela visita! Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...