sábado, 1 de maio de 2010

Apos algum tempo sem escrever, vou deixar as primeiras impressões e possíveis comparações entre Bélgica e Irlanda:

- Na Irlanda, as pessoas costumam ser mais educadas e simpáticas, ouve-se constantemente "Sorry" por todos os lados, mesmo se alguém pensou em passar ao seu lado. Aqui na Bélgica, podem pisar no seu pe ou furar a fila do supermercado, por exemplo, como se nada tivesse acontecido. Sem generalizar, obvio, existem as excecoes.

- Aqui na Bélgica, a infra-estrutura supera a da Irlanda, em todos os sentidos, transportes, lazer, de apoio como restaurantes, etc. Talvez preferisse alguns produtos de supermercados que haviam somente na Irlanda e em UK, como linhas vegetarianas, lojas de produtos naturais e de beleza, de roupas, como a TK max, mas no geral eh quase possível encontrar produtos substitutos para o que tínhamos em Dublin.

- Por aqui passa-se despercebido entre os habitantes locais devido a grande mistura cultural. Existe gente de toda cor, cultura e religião. Na Irlanda bastavam olhar para saberem que nao éramos locais, e dessa forma sermos tratados como estrangeiros. Aqui percebem quando falamos (que bela diferença heim) heheh.

- Aqui em Bruxelas, existem 3 idiomas oficiais, o Alemao, o Frances e o Flamingo. Embora a maioria fale o frances, o flamingo também eh muito utilizado, pode-se por exemplo escolher a escola que seu filho ira frequentar baseada no idioma. O Alemao eh mais falado na fronteira com a Alemanha. Porem, a maioria das pessoas também fala o inglês, ou pelo menos tem uma base e consegue comunicar-se.

De uma forma geral, a irlanda foi muito generosa conosco, infelizmente o momento economico de la nao eh muito interessante, mas temos muito o que agradecer pelo periodo que vivemos la. Agora, bola pra frente, estamos no centro da Europa e queremos aproveitar um pouco esta vantagem. Ate breve!

1 comentários:

Patricia disse...

Vc tb é vegetariana? Que legal! Tinha muita coisa no Delhaize e tb era possível encontrar a marca Quorn na Bélgica! Tudo de bom para vcs aí na Bélgica (meu marido é belga, mas moramos no Texas). Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...