sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O pedinte abaixo localiza-se em horário comercial numa esquina do centro de Bruxelas, em direção à Grand Place, ao Maneken pis, etc.


Praticamente todos que passam, muitos turistas, colocam uma moeda no potinho. Já vi colocarem notas de 5 euros também. De vez em quando o dono dele vai lá e recolhe o conteúdo.

Apesar de ser uma figura conhecida do centro, tem quem fique revoltado e indignado com a "exploração". Fico com pena do bixinho tanto tempo na mesma posição, com esses óculos escuros, mesmo quando está nublado. Tem também quem fique maravilhado... Uma coisa é certa, o dono se dá bem.

Um dia, observando de um restaurante em frente ao "posto de trabalho" do cãozinho por cerca de 30 minutos, reparei que pelo menos 3 pessoas colocavam dinheiro no pote em um intervalo de aproximadamente 5 minutos. Muita gente também pagava para tirar fotos com o "pedinte". Teve um momento que ele recebeu autorização do dono para uma pausa, tadinho, passou uns 3 minutos fazendo xixi, estava mesmo apertado...

Fico meio dividida em dar uma opinião, nunca gostei de circo com animais, porque sempre soube que eles eram maltratados para aprenderem a fazer os "espetáculos". No caso do "pedinte", as vezes parece que ele gosta de ser paparicado e o dono não parece maltratá-lo. Assim espero. Acho que se houvesse abuso, alguma entidade protetora dos animais já teria se manifestado. Mas ainda sinto pena, tem uns que levam uma família inteira de cachorros, coelhos, etc, para comover as pessoas. Os coitados ficam no frio ou debaixo de sol, não gosto...

2 comentários:

Luciana Misura disse...

Se ninguém desse dinheiro acabava com essa história né. Fico com pena do cachorrinho sim...

Carol, a Cintia me indicou o seu blog para o Mundo Pequeno, www.mundopequeno.com que é um índice de blogs de brasileiros no exterior. Acabei de adicionar o seu, se conhecer outros blogs de expatriados que não estão lá, me avise, OK?

Carol Sales disse...

Oi Luciana,

Obrigada pela visita e por me adicionar ao seu Site, vou lá dar uma expiada e vou pensar em indicações para você! Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...