segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Nos últimos dias temos visto/ouvido falar de muitas manifestações e passeatas ao redor da Europa. Na Bélgica, para se organizar uma manifestação, é preciso agendar com a polícia o dia, a hora, o local e a quantidade de pessoas que estão previstas a comparecer.

No último sábado, 2 de Outubro, houve no centro de Bruxelas uma manifestação de várias pessoas, a maioria visivelmente imigrantes, contra as deportações que têm acontecido ultimamente. O principal motivo desse "evento" foi que que a França vem trabalhando com uma política de deportação nos últimos meses e mandou centenas de "Romans", mais conhecidos como "ciganos" de volta para casa. A maioria deles vem da Bulgária e Romênia, dois países que entraram para a União Européia em 2007. Além da deportação, o governo tem destruído seus acampamentos, normalmente situados às periferias das cidades.

"sem fronteiras"

Algumas características marcam estas pessoas: São viajantes, vestem aquelas roupas de ciganos, saias compridas, têm os dentes estragados, e alguns de ouro. Mulheres com a cabeça coberta, muitas com crianças no colo, pedindo dinheiro com um olhar triste. Há quem diga que se deve ter cuidado, pois eles têm a mão leve para furtos... Vale lembrar que não estou "esteriotipando" ou afirmando que todos os cidadãos romenos ou búlgaros são assim. Tenho duas colegas de classe no francês que são romenas e definitivamente não se encaixam neste perfil. Os maridos têm bons empregos e elas são qualificadas, embora não consigam trabalho por aqui.

"ninguém é clandestino"

Pois bem, existem essas pessoas com espírito livre, que acima de tudo são seres humanos e têm sido tratados como animais devido ao seu estilo de vida. Eu não concordo com essas deportações, muito menos com a generalização que fazem desse povo. Acho que é racismo, discriminação e crime! São "viajantes" com os mesmos direitos de movimento dentro da Comunidade Européia, porém suas crianças não conseguem vagas nas escolas e seus pais não conseguem emprego devido a aparência e estilo de vida, vivem então à margem da sociedade... Como eles vão evoluir?

Pelo que pesquisei, esse povo sofre preconceito até mesmo em seus próprios países. Acho que mais justo seria investir em uma educação adequada, moradia e dar-lhes a chance de tornarem-se cidadãos produtivos na sociedade. Podemos até não gostar ou concordar com a forma de vida que levam, mas não podemos obrigá-los a viverem como queremos. As pessoas só sabem julgar e generalizar um povo hoje em dia? Cadê a solidariedade, o respeito, o amor? União Européia, allowww???

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...